Como fica a Gestão de Marcas diante da crise?

Depois de mais de uma década trabalhando especificamente nesta área, posso lhes dizer que o ponto principal para um bom desempenho é a maturidade do cliente diante da sua marca. Por mais projetos que tenhamos realizado com orgulho, o ponto de partida é sempre a percepção que o próprio cliente tem da sua marca.

Nós atendemos empresas de diversos portes e posso assegurar que nem sempre um bom faturamento corresponde a uma boa percepção da importância da marca. Para alguns, trata-se somente do “símbolo”, do “logotipinho”, do “logozinho” da empresa. Para outros, trata-se da MARCA, elemento que traduz e representa de forma visual a experiência de relacionamento e consumo entre sua empresa e seus clientes. Para o primeiro grupo, um cenário de crise político-econômica como o que enfrentamos no momento quer dizer apenas uma coisa: corte todas as despesas possíveis, a começar com marketing. Para o segundo grupo, mesmo o cenário atual se traduz em um desafio (ainda maior) de continuar a surpreender seus clientes com inovações e melhorias contínuas em seus produtos, serviços e comunicação, sempre associadas à valoração de sua marca. Tal postura os fortalece diante da crise, pois estreita laços de confiabilidade na relação com o cliente.

Um exemplo plausível são as empresas de capital aberto com as quais trabalhamos. É em momentos como este que seus executivos mais presam por uma apresentação forte da marca em suas ações de mercado, demonstrando de forma subliminar para seus investidores que a empresa na qual colocaram o seu dinheiro resistirá a crise sem ser afetada.

Abraço grande,
Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

Juliano Pozati

Sobre Pozati Comunicação

Fundada em 2003, a Pozati™ é uma empresa de marketing e comunicação integrada com ações orientadas para o desenvolvimento de demanda para seus clientes, marcas, produtos e serviços.

O Aldeão
Próximo Post